The Blood of Olympus
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X Aula de Combate Corporal -//- Capoeira

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X Aula de Combate Corporal -//- Capoeira

Mensagem por Maxine H. Henz em Qua Fev 20, 2019 9:20 pm





Capoeira
Aula de Combate

Cenário da Aula

O palco dessa aula são as arenas do acampamento, ocorrendo no período da manhã. O clima está agradável e o sol não incomoda a ninguém. O chão foi coberto por tatame apropriado para treinamento de combate, visando proteção contra as quedas futuras. Ao fundo, músicas advindas da cultura original da capoeira está tocando.


Introduzindo


A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos , é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.



A Aula e Golpes



Após feita uma introdução, Max irá demonstrar os golpes a seguir, explicando cada um deles da melhor maneira. Após, irá permitir que eles sejam praticados, passando assim a circular pela arena para dar instruções e dicas específicas.

Os Golpes

Ginga: É o conjunto de movimentos que dão à capoeira a falsa aparência de uma dança. Os objetivos da ginga é não oferecer ao oponente um alvo fixo, esconder a malandragem do capoeirista e enganar o adversário, geralmente induzindo-o a um ataque e dando ao capoeirista a possibilidade de contra-atacar com eficiência.

Traumatizantes: Os golpes traumatizantes são golpes ofensivos, golpes que podem causar danos ao adversário.

• Martelo: estando em pé, a perna de trás sobe lateralmente, flexionada depois estende-se para atingir o adversário. Também pode ser aplicado com uma mão apoiando-se no chão, onde a mão que vai ao chão é a oposta à perna que aplica o golpe.

• Meia-lua de frente: estando com as pernas lado a lado, lança-se uma das mesmas estica varrendo a horizontal em um movimento de rotação de fora para dentro, fazendo a trajetória de uma meia-lua. Acerta-se o adversário com a parte interna do pé.

• Queixada ou queixada de costas: aplica-se em pé, estando em base de uma perna e estendendo a outra contra o oponente em forma de giro, de dentro para fora. A parte que atinge o adversário é a parte lateral externa do pé.

• Ponteira: golpe que atinge o adversário com a perna de trás utilizando a parte debaixo dos dedos, na planta do pé, semelhante ao bicão/bicuda do futebol. Normalmente, mira-se a região abdominal do adversário.

• Armada ou meia-lua de costas: a armada aplica-se estando em pé. Através de um movimento de rotação, um pé fica firme ao chão enquanto o outro sobe varrendo a horizontal atingindo o adversário com a parte externa do pé.

• Chibata: salto mortal para frente, onde um ou os dois pés visam atingir o adversário com o(s) calcanhar(es). Também podem ser aplicado apoiando as mãos no chão.

Golpes Desequilibrantes

• Rasteira: passa a perna rente ao chão em um movimento circular ou semicircular puxando a perna do adversário desequilibrando-o. Pode ser aplicada estando em pé ou abaixado.

• Tesoura: envolve o adversário com as pernas e depois gira o corpo para desequilibrá-lo. A mesma pode ser aplicada no chão por trás ou pela frente. Também pode ser aplicada no alto, salta-se antes de aplicar a mesma, que também pode ser pela frente ou por trás.

• Vingativa: aproxima-se rapidamente do adversário (normalmente logo após um golpe), coloca-se lado a lado com ele e com uma das pernas atrás servindo de apoio e aplica-se um empurrão com o cotovelo, costas, ou cabeça para trás. A perna que fica por trás do adversário é a que estiver lado a lado com a perna do oponente.

• Crucifixo: ao receber um golpe de perna alta, o aplicante aproxima-se do adversário, colocando a perna do adversário sobre seu ombro. Assim, o aplicante levanta ainda mais a perna do adversário desequilibrando-o. Normalmente aplicado contra golpes giratórios altos como a armada ou contra o martelo.

• Gancho: puxa a perna do adversário, por trás, usando a própria perna em forma de gancho. O aplicante pode estar em pé, ou apoiado em uma das mãos.



Missão da Aula

Após treinar a ginga, você deve treinar pelo menos 4 golpes sendo dois de cada estilo (traumatizante ou desequilibrantes). Ao final da aula, será feita uma roda de capoeira sendo optativo participar ou não. Caso participe, ganhará bônus de experiência pelo combate amigável e pela qualidade da postagem feita.


Sobre Maxine

Max, como gosta de ser chamada, é uma filha de Júpiter e amazona. Apesar de ter um corpo franzino e uma aura naturalmente travessa, ela possuía força e conhecimento graças as suas filiações. Sempre de bom humor e disposta a conversar com qualquer pessoa, aprendeu com sua mãe a como misturar-se em qualquer grupo social. Portanto, poderá interagir livremente com Hayes, sabendo que ela possui sempre uma resposta divertida ou um comentário irônico para fazer.


Habilidade Oferecida

Nome da Habilidade: Capoeirista
Descrição: Após uma aula de combate corporal, o aluno aprendeu a arte da capoeira. Assim, aplicará golpes eficientes principalmente com os pés, além de ter melhorado a sua capacidade de esquiva e agilidade graças ao método de combate dessa modalidade.
Gasto de MP: Nenhum
Gasto de HP: Nenhum
Bônus: +30% de esquiva e agilidade
Dano: +20% de dano em golpes feitos com as pernas/pés.
Extra: Nenhum


Adendos Finais

— Sem template com barra de rolagem, por favor. Fica ruim de avaliar, pontos serão descontados caso tal uso ocorra.
— FPA em spoiler assim como poderes utilizados.
— Dúvidas podem me enviar MP ou questionar no chat.
— Prazo do Treino: 20/03
— É possível treinar com outro player ou NPC, contanto que deixe bastante claro em seu texto com quem está treinando.
— Bônus será aplicado caso  realize a atividade extra.

Aula -//- fallen angel made this code ♔



Maxine Hayes


∆ LYL - FG


Maxine H. Henz
Maxine H. Henz
Amazonas
Amazonas


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Re: X Aula de Combate Corporal -//- Capoeira

Mensagem por Puermina Ontem à(s) 12:09 pm


Capoeira
Aula de Combate Corporal

Logo que acordava, ficava animada em ter outra aula com Max. A amazona era divertida e estava sempre... elétrica! Sendo assim, coloquei roupas leves e bem soltinhas, como uma camiseta regata e uma calça de viscose, ambas brancas. Prendia o cabelo com uma fita e passava rapidamente no refeitório para comer duas barras de cereais e um copo de suco de laranja.

Chegando na arena de treinamento, via o chão coberto por tatame e respeitosamente tirava os chinelos para pisar ali. O clima estava agradável naquela manhã. Eu tinha sido a primeira a chegar - talvez por empolgação - e já começava a alongar. Esticava todo o meu corpo para não ter lesões bobas, então sentava no tatame colorido e flexionava as pernas, alongando-as tanto quanto podia.

Passado algum tempo, Max iniciava a aula introduzindo o que era a capoeira, sendo a técnica que aprenderíamos hoje. Dizia que era um misto de música e luta, tendo seus movimentos ritmados no compasso do som daqueles instrumentos. Era uma espécie de dança híbrida, aos meus olhos. Ela ainda nos deu uma base histórica-geográfica do estilo antes de começar a demonstrar os movimentos a começar pela famosa ginga do capoeirista brasileiro. Ela alternava braços e pernas. Quando um braço estava diante do rosto, a perna do lado respectivo estendia-se para trás e quando o corpo trocava de peso para o outro lado, braços e pernas acompanhavam o movimento. Demonstrado isto, ela pegou um instrumento de corda única e longo, começando a tocar junto de um chocalho e uma pedrinha.

Concentrava-me nas mãos e, devagar, começava a gingar, alternando pernas e braços, tais como havia visto Max realizar. Após pegar o jeito e me acostumar com meu corpo realizando aqueles movimentos, tentei entrar no ritmo da música tocada. Percebi que teria que acelerar o passo, mas antes que eu pudesse fazê-lo, Max chegou perto e disse que minha mão e o calcanhar deviam se integrar ao jogo. Ela girava minha palma da mão mais para fora e pedia para eu quase fecha-la, como uma concha e estendia mais minha perna até esticar bem o calcanhar no tatame. Corrigido isso, Max voltava a tocar, observando minha gingada - melhor, segundo ela - e então voltava a caminha por entre os semideuses presentes. Continuei treinando por mais alguns minutos e quando estava começando a me acostumar, a professora parava de tocar e pedia atenção, pois mostraria agora os golpes.

A amazona, durante a aula teórica, explicava que haviam dois tipo de golpes. Os Traumatizantes, que se tratavam de golpes ofensivos, golpes que podem causar danos ao adversário, e os golpes Desequilibrantes, sendo aqueles que davam certa vantagem ao desestabilizar o adversário. Após isso, ela ficava diante da turma e demonstrava cada um dos golpes, explicitando-os. Ao término do último movimento, ela dava a tarefa para escolhermos 4 dos que acabamos de ver para treinar antes da "roda".

Tomava meu espaço e começava a praticar a Queixada. Achava o nome divertido e o movimento bem lúdico só que ao tentar realiza-lo percebia que não tinha a habilidade necessária pra girar e me manter equilibrada tão depressa. De repente, uma criança chega perto e pergunta se poderíamos treinar juntas. Sorri e assentia, adorando a ideia. Ambas treinamos juntas o mesmo movimento, cada qual,realizando o giro da perna de dentro para fora, de cada vez. Estendíamos a mão à frente para não causarmos traumas no corpo uma da outra. Sentia que melhorava e era ainda mais divertido com uma dupla. Assim que estávamos bem com o golpe, dizia que queria treinar agora a Meia-lua de frente. Mais fácil que de dentro para fora, fazia o desenho de uma meia-lua com a perna direita, de fora para dentro, atingindo a mão da criança que treinava comigo. Estabilidade ainda era um desafio a ser conquistado, mas aos poucos chegaria lá. Era meu primeiro treino usando ambas as pernas! Realizei mais duas vezes o movimento e então fora a vez da minha dupla. Fizemos mais duas séries de três golpes, cada e então testamos os movimentos aliados à ginga. Fiquei impressionada com a habilidade que estávamos conquistando.

Tomávamos uma água e voltávamos logo para os outros dois movimentos. Entramos em acordo e treinaríamos a Rasteira e a Tesoura. Começamos com o que parecia mais simples, a rasteira! Deixei que ela começasse, servindo de boneca de treino, quase caindo no primeiro movimento, mas me mantive de pé. Da segunda vez, não tive tanta resistência, indo ao chão. Levantei-me e apliquei o mesmo movimento, abaixando e estendendo uma das pernas até que pudesse arrastá-la num movimento semicircular até desestabilizar ambas as pernas da parceira. Como estava começando, não tive força para desequilibrar. Da segunda vez fui melhor, com mais agilidade e agressividade. Levantei e ajudei ela a se erguer. Repetimos mais duas vezes, cada e então decidimos treinar a tesoura. Fora este o golpe que achei mais interessante, pois envolvia o adversário com as pernas para então o desequilibrar e, caso o capoeirista fosse ágil, dava para levantar depressa e finalizar com outro golpe. Desta vez eu quis iniciar, abaixando e aplicando o movimento de pernas entrelaçadas. Tive que girar o meu corpo, para que ela caísse. Aquilo era tão divertido quanto parecia. Todo meu corpo conversando, pois precisava das mãos para apoio e a cabeça bem atenta ao que se passava. Estudávamos em dupla, mas tinha noção de que em um campo de batalhas era exigido muito mais de mim e essa habilidade seria bem útil em diversas situações de combate.

Quando terminamos todos de treinar, Max disse algumas palavras como Mestre e nos convidou para uma roda de capoeira, chamando dois percussionistas para tocar atabaque e pandeiro. Nos arrumamos m círculo e ao tocar, ela pedia por palmas ritmadas (1,2,3...1,2,3...) e cantava, convidando o primeiro duo à jogar. Tinha um grandão do outro lado do círculo que estava tão animado quanto eu. Assobiei - como pude - e entrei na roda num aú (estrelinha), descendo as pernas lentamente, e gingava contra o grandão. Estávamos atentos e no ritmo da música. Ele tentava um martelo, mas eu agachava, defendendo-me do golpe e me reerguia, voltando à ginga, partindo para uma meia-lua, que ele se defendeu da mesma forma, mas eu já emendava numa queixada com a perna livre! Ele não esperava por aquilo e era atingido, ficando perplexo. Eu era boa atriz e ajudava quando blefava, principalmente agora que fingia realizar o mesmo golpe, só que com a perna trocada, mas na verdade eu abaixava para dar uma tesoura no grandão. A queda foi tão engraçada que quase quis gritar: madeeeeeira, contudo, Max o fazia por mim. Levantava e dava o braço pro semideus levantar, agradecendo o jogo.

adendos:
FPA:
poderes e habilidades:

Nível 1
Nome do poder: Beleza Natural
Descrição: Os filhos da deusa do amor são campistas naturalmente bonitos e charmosos. A beleza supera a de qualquer outro semideus no acampamento, sendo algo beirando ao sobrenatural. É simplesmente indescritível. Isso faz com que inimigos e aliados acabem se distraindo por sua beleza perturbadora, ou encantados pela mesma.
Gasto de Mp: Nenhum
Gasto de Hp: Nenhum
Bônus: Pode deixar o inimigo atordoado durante o primeiro turno, evitando atacar logo de cara, ou se atacar (poderes que exijam miras, ou armas com a mesma característica), irão errar o alvo. Não acertarão o filho de Afrodite/Vênus, pois, de primeira, o inimigo não saberá porque não nutre o desejo de ataca-lo.
Dano: Nenhum

Nível 9
Nome do poder: Bom ator
Descrição: Devido a sua habilidade em contar mentiras, você acaba sendo um improvisador nato e essa habilidade pode lhe ser muito útil para sair de momentos difíceis.
Gasto de Mp: Nenhum
Gasto de Hp: Nenhum
Bônus: +10% de força em poderes ativos que necessitem de persuasão, ilusão ou mentiras. +15% de chance de sair de uma situação complicada usando tal habilidade.
Dano: Nenhum



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